quarta-feira, 4 de maio de 2011

MIGUEL REALE (TV CÂMARA)

Contos da Resistência: 4 (FONTE: TV CÂMARA)


O quarto episódio da série conta como operários e líderes sindicais da região do ABC Paulista resistiam à falta de liberdade e se organizavam por melhores salários e condições de vida. O programa mostra a trajetória dos metalúrgicos: da alienação política à campanha pelas eleições diretas em 1984 e como a batalha por melhores salários resultou na luta pela redemocratização do Brasil. Histórias dramáticas e curiosas de operários anônimos e líderes reconhecidos.



Para marcar os 40 anos do golpe militar de 1964 de maneira reflexiva e crítica, a TV Câmara apresenta o documentário “Contos da Resistência”, em quatro episódios. Cada episódio vai enfocar um aspecto da resistência à ditadura e como esses movimentos contribuíram para a construção da democracia que temos hoje no Brasil.
As articulações em todos os segmentos da sociedade para se contrapor ao governo autoritário; as organizações sociais de estudantes, trabalhadores e religiosos para lutar pela democracia e esclarecer a população; a resistência política no Congresso; a crítica inteligente e criativa das artes e da imprensa; a repressão e a tortura a representantes desses grupos; e o movimento social pelas eleições diretas em 1984: todos os temas estarão nos programas, abordados a partir da perspectiva de quem viveu esses tipos de resistência.
O objetivo da série de documentários é esclarecer fatos políticos dos 20 anos de ditadura militar, explicar como se davam as ações de poder e dominação do governo central, e como o Congresso foi, ao mesmo tempo, núcleo de resistência e caixa de ressonância dos desejos dos militares daquela época.
Apesar de fazer parte da história recente do Brasil, muitos fatos relacionados ao golpe e à ditadura militar são mitificados ou pouco esclarecidos. Uma das razões é que a imprensa foi extremamente controlada no período. Os movimentos de resistência não tiveram o devido tratamento da mídia na época ou foram mitificados posteriormente, sem que as pessoas tivessem conhecimentos dos reais detalhes envolvidos.
Com base em vasta pesquisa histórica, de material de arquivos e nos depoimentos registrados são mostradas as decisões de exceção tomadas pelos generais e principalmente, as forças que contribuíam para a resistência ao sistema. Os programas apresentam o contexto, explicitando ideologias, intenções e interesses envolvidos, tais como o envolvimento dos freis dominicanos na defesa dos estudantes clandestinos, o envolvimento da igreja católica em diversos momentos e a ação das organizações estudantis.
As captações foram feitas em seis cidades brasileiras: Brasília, Recife, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. O objetivo é dar uma visão o mais nacional e abrangente possível a partir das histórias (os contos) dos personagens envolvidos nos fatos levantados.
A TV Câmara acredita contribuir para a informação da geração que não viveu a ditadura e refletir sobre a arbitrariedade de um regime autoritário. Assim, cumpre seu papel de emissora pública, ajudando a formar opiniões a favor de uma sociedade pluralista e democrática.

Alguns dos entrevistados:

CELSO AMORIM
SÉRGIO CABRAL
WALDIR PIRES
VLADIMIR CARVALHO
DANTE OLIVEIRA
JAIR MENEGUELLI
FREI BETO
ALMINO AFONSO
FERNANDO GASPARIAN
FREI CARLOS JOSAPHA
ALBERTO DINES
AIRTON SOARES
PAULO DE TARSO VENCESLAU
DOM PAULO EVARISTO ARNS
HÉLIO BICUDO
FRANCISCO WHITAKER
TEREZINHA ZERBINE
RODOLFO KONDER
MARIA APARECIDA AQUINO
ZÉ CELSO MARTINÊS
MARCO ANTÔNIO COELHO
FERNANDO HENRIQUE CARDOSO
MÁRCIO MOREIRA ALVES
VERA GERTHEL
FRANCISCO MILANI
PAULO CEZAR SARRACENI
VITORIA GRABOIS
JEAN MARC VON DER VEID
CARLOS EDUARDO NOVAES
ROBERTO FARIAS
MODESTO DA SILVEIRA
FERREIRA GULLAR
JOSE LUIS GUEDES
CARLOS HEITOR CONY
CECÍLIA COIMBRA
ÍTALA NANDI
ZIRALDO
FERNANDO LYRA
DOM MARCELO CARVALHEIRA

A série Contos de Resistência recebeu em 2004 o prêmio Vladimir Herzog, a mais importante premiação jornalística da área de direitos humanos do país.

Contos da Resistência: 3


Dando continuidade à série Contos da Resistência, o terceiro episódio trata da resistência nas artes e na imprensa no período da ditadura militar que vai de 1968 a 1979. Este período foi marcado principalmente pelo anúncio do Ato Institucional nº 5, o AI-5. Com ele se decretou a censura prévia em jornais, revistas, emissoras de TV e também nos espetáculos culturais de música, teatro, entre outros.

Contos da Resistência: 2


O segundo episódio da série Contos da Resistência enfoca as relações políticas entre Congresso Nacional e governos militares.

O objetivo da série de documentários é esclarecer fatos políticos dos 20 anos de ditadura militar, iniciada em março de 1964, explicar como se davam as ações de poder e dominação do governo central, e como o Congresso foi, ao mesmo tempo, núcleo de resistência e caixa de ressonância dos desejos dos militares daquela época.

Contos da Resistência: 1



O primeiro episódio de Contos da Resistência retrata a atuação de estudantes e da Igreja contra a ditadura militar. Relatos emocionantes de presos políticos e vítimas do regime marcam o documentário.

MARCOS FREIRE (TV CÂMARA)

JOAQUIM NABUCO (TV CÂMARA) II


JOAQUIM NABUCO

FREI CANECA (TV CÂMARA)

JOAQUIM NABUCO (TV CÂMARA)

DOCUMENTÁRIO SOBRE O ABOLICIONISTA JOAQUIM NABUCO