segunda-feira, 15 de abril de 2013

DIREITO PENAL



04. (PGJ - PROMOTOR DE JUSTIÇA – MT - 2012 - QUESTÃO 25) Sobre o crime de peculato culposo tipificado no Código Penal, assinale a afirmativa correta.

(A) A reparação do dano sempre extingue a punibilidade.
(B) A reparação do dano somente extingue a punibilidade se precede à sentença irrecorrível.
(C) A reparação do dano somente extingue a punibilidade se precede à sentença recorrível.
(D) A reparação do dano antes da prolação da sentença reduz a pena pela metade.
(E) A reparação do dano antes ou após a prolação da sentença reduz a pena pela metade.

05. (PGJ - PROMOTOR DE JUSTIÇA – MT – 2012 - QUESTÃO 27) Relativamente à imputabilidade penal e à aplicação de medida de segurança, de acordo com o Código Penal brasileiro, assinale a assertiva correta.

(A) A inimputabilidade constitui pressuposto do comportamento delituoso.
(B) A medida de segurança é consequência inafastável ao agente que tenha praticado fato típico penal sob o manto da inimputabilidade.
(C) O prazo máximo da medida de segurança será estipulado em consonância com o máximo da pena cominada para o crime.
(D) O agente que tenha praticado fato típico penal, mesmo sendo semi-imputável, poderá, em certos casos, ser submetido à medida de segurança.
(E) A inimputabilidade deve ser demonstrada pelo órgão acusador.

06. (CESPE/ UnB – DPE/SE– Defensor Público Substituto – 2012 - QUESTÃO 22) Ronaldo, maior e capaz, desconfiado de suposta traição de sua companheira Sílvia, constrangeu-a, no seu local de trabalho, mediante violência, causando-lhe grave sofrimento mental e lesões corporais leves, com o fim de obter a confissão da relação extraconjugal e informações acerca do suposto amante.

Com base nessa situação hipotética, assinale a opção correta no que diz respeito aos crimes previstos na lei que dispõe sobre a tortura e aos preceitos legais estabelecidos na lei que trata da violência doméstica e familiar, em face das disposições do CP.

(A) A norma extravagante que trata da violência doméstica não pode incidir sobre os fatos descritos, visto que estes ocorreram fora do ambiente doméstico.
(B) A hipótese em questão configura crime de tortura, qualificado pela circunstância de o agente ter praticado o fato prevalecendo-se da relação doméstica de coabitação, o que afasta, de per si, a incidência da norma que trata da violência doméstica e familiar, sob pena de bis in idem.
(C) A situação hipotética em apreço submete-se aos preceitos da lei que trata da violência doméstica e  familiar em concurso com os do diploma legal que dispõe sobre a tortura, por ser o meio utilizado para a prática da infração penal.

(D) Os fatos praticados por Ronaldo configuram crime de constrangimento ilegal qualificado pela lesão corporal.
(E) Há concurso aparente de normas penais, a ser solucionado com base no princípio da especialidade, com a aplicação da lei que trata da violência doméstica e familiar, por ser norma especial, o que afasta a incidência da norma disciplinadora do delito de tortura.



04. B
05. D
06. C