terça-feira, 23 de setembro de 2008

INFORMÁTICA ESAF

Escola de Administração Fa-zendária CONCURSO PÚBLICO PARA A PREFEITURA MUNICIPAL
DE NATAL - RN - 2001

Auditor do Tesouro
Municipal Informática P.2
INSTRUÇÕES

Nome: Nº Inscrição:


1 - Escreva seu nome e número de inscrição, de forma legível, nos locais indicados.
2 - O CARTÃO DE RESPOSTAS não será substituído e deve ser assinado no seu verso.
3 - DURAÇÃO DA PROVA: 3h30min, incluído o tempo para preenchimento do CARTÃO DE RESPOSTAS.
4 - Neste caderno, as questões estão numeradas de 01 a 60, seguindo-se a cada uma 5 (cinco) op-ções (respostas), precedidas das letras a, b, c, d e e.
5 - No CARTÃO DE RESPOSTAS, as questões estão representadas por seus respectivos números. Preencha, FORTEMENTE, com caneta esferográfica (tinta azul ou preta), toda a área cor-respondente à opção de sua escolha, sem ultrapassar seus limites.
6 - Não amasse nem dobre o CARTÃO DE RESPOSTAS; evite usar bor¬racha.
7 - Será anulada a questão cuja resposta contiver emenda ou rasura, ou para a qual for assinalada mais de uma opção.
8 - Ao receber a ordem do Fiscal de Sala, confira este CADERNO com muita atenção, pois qualquer reclamação sobre o total de questões e/ou falhas na impressão não será aceita depois de iniciada a prova.
9 - Durante a prova, não será admitida qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os candi-datos, tampouco será permitido o uso de qualquer tipo de equipamento (calculadora, tel. celular, etc.).
10 - Por motivo de segurança, somente durante os trinta minutos que antecedem o término da pro-va, poderão ser copiados os seus assinalamentos feitos no CARTÃO DE RESPOSTAS, conforme subitem 6.9 do edital.
11 - Entregue este CADERNO DE PROVA, juntamente com o CARTÃO DE RESPOSTAS, ao Fiscal de Sala, quando de sua saída, que não poderá ocorrer antes de decorrida uma hora do início da pro-va; a não-observância dessa exigência acarretará a sua exclusão do concurso.
12 - Esta prova está assim constituída:


Disciplinas Questões Peso
Processo Administrativo Fiscal 01 a 20 2
Informática 21 a 60

Boa Prova

PROCESSO ADMINISTRATIVO FISCAL
01- Não está expressamente previsto no Código Tri-butário do Município de Natal, como ato por meio do qual se inicia o procedimento fiscal administrativo:
a) a lavratura do auto de infração
b) a reclamação contra lançamento
c) o pedido de reconhecimento de isenção
d) o pedido de restituição
e) a consulta
02- Assinale as assertivas abaixo com F para falsa ou V para verdadeira e, a seguir, indique a opção que contém a seqüência correta.
( ) O princípio que rege a apreciação das provas no processo administrativo fiscal é o da livre convicção.
( ) No processo administrativo fiscal, compete à autoridade julgadora determinar o prazo para conclusão de diligência ou esclarecimento, observado o máximo de 15 dias, improrrogá-veis.
( ) No processo administrativo fiscal, a nulidade da decisão acarreta nulidade de todo o pro-cesso, desde o auto de infração.
( ) O auto de infração não pode ter rasuras, emendas ou entrelinhas.

a) V, V, F, V
b) V, F, F, F
c) F, F, V, F
d) V, V, V, F
e) F, V, F, F
03- Considerando as disposições contidas no Código Tributário do Município de Natal, relativas ao Processo Administrativo Fiscal, é incorreto afirmar que:
a) as reclamações contra lançamento constitu-em forma de procedimento voluntário.
b) para solução de consulta sobre interpretação e aplicação da legislação tributária estão previstas duas instâncias ordinárias.
c) despachos ou decisões proferidos por autori-dade incompetente podem ser sanados de ofício ou a requerimento do interessado, não importando em nulidade.
d) sujeita-se à aplicação da multa por infração o contribuinte que, após iniciado o procedimen-to fiscal de ofício, recolher os tributos devidos sem acréscimos da penalidade cabí-vel.
e) no auto de infração devem ser indicados os livros e outros documentos que serviram de base à apuração da infração.
04- Contra o contribuinte ALFA foi lavrado auto de in-fração no dia 27 de julho de 2001, sexta-feira, mesma data em que o contribuinte tomou ciência mediante aposição no mesmo de sua assinatura e data, recebendo cópia. O Protocolo Geral da Secretaria Municipal de Finanças esteve fechado, por greve dos servidores, entre os dias 29 de a-gosto (quarta-feira) e 06 de setembro (quinta-feira) seguintes (07 de setembro é feriado nacio-nal). O último dia para o contribuinte apresentar defesa é:
a) 10 de setembro de 2001, segunda-feira
b) 28 de agosto de 2001, terça-feira
c) 27 de agosto de 2001, segunda-feira
d) 29 de agosto de 2001, quarta-feira
e) 30 de agosto de 2001, quinta-feira
05- Assinale as proposições abaixo com F para falsa ou V para verdadeira e, a seguir, indique a opção que contém a seqüência correta.
( ) A intimação dos atos processuais feita atra-vés do Diário Oficial deve processar-se medi-ante a publicação por duas vezes, com inter-valo de no máximo três dias úteis, conside-rando-se feita a intimação 15 dias após a segunda publicação.
( ) No processo administrativo fiscal, a defesa e o recurso apresentados fora do prazo legal-mente previsto não serão apreciados.
( ) O fiscal autuante ou seu substituto tem o prazo improrrogável de 10 (dez) dias para contestar a defesa apresentada pelo sujeito passivo, contra o auto de infração.

a) F, V, F
b) F, F, V
c) V, F, V
d) V, V, F
e) V, V, V

06- O funcionário fiscal lavrou, no dia 10 de agosto de 2001, sexta-feira, auto de infração contra a empresa BETA. Uma vez que no momento da lavratura o representante legal da empresa estava ausente, não pôde dar ciência e entregar cópia ao sujeito passivo no ato, deixando para fazê-lo posteriormente. O funcionário autuante apresen-tou o auto de infração à repartição competente da Secretaria Municipal de Fazenda no dia 14 de agosto, terça-feira. Como a empresa não fora in-timada, a repartição providenciou a intimação por meio de publicação no Diário Oficial, o que foi feito no dia 16 de agosto, quinta-feira. A empresa apresentou defesa no dia 28 de setembro de 2001.
Tendo em vista os fatos descritos, é correto a-firmar que:

a) restou caracterizada a revelia, porque o último dia para apresentação da defesa foi 11 de setembro de 2001, terça-feira.
b) o auto de infração é nulo, porque o funcioná-rio fiscal não o apresentou à repartição com-petente no prazo legal.
c) restou caracterizada a revelia, porque o último dia para apresentação da defesa foi 17 de setembro de 2001, segunda-feira.
d) o auto de infração é nulo, porque um dos seus requisitos de validade é que contenha a assinatura do autuado.
e) a defesa apresentada deve ser juntada ao processo e enviada ao autuante ou seu subs-tituto para contestação.







07- Assinale as proposições abaixo com F para falsa ou V para verdadeira e, a seguir, indique a opção que contém a seqüência correta.
( ) No processo administrativo fiscal, as irregula-ridades nos atos, termos, despachos ou decisões que não estejam contaminados por incompetência da autoridade que os praticou, e não caracterizem preterição do direito de defesa, não importam em nulidade.
( ) A inobservância dos prazos processuais por parte da autoridade fiscal ou de funcionário acarreta a punição do responsável, qualquer que seja a justificativa alegada.
( ) O auto de infração tem por finalidade deter-minar o responsável pela infração apurada, o dano causado ao Município e o respectivo valor, com proposição de aplicação da san-ção correspondente.

a) F, V, V
b) F, F, F
c) V, F, V
d) V, V, V
e) V, V, F
08- Considerando as disposições contidas no Código Tributário do Município de Natal, relativas ao Processo Administrativo Fiscal, assinale a opção que contém uma proposição verdadeira.
a) O prazo para interposição de recurso de ofí-cio em processo de restituição é de trinta dias.
b) O sujeito passivo pode ser cientificado da decisão proferida em recurso voluntário em processo administrativo fiscal por meio de publicação do acórdão no Diário Oficial.
c) Se o contribuinte não pagar o crédito tributá-rio mantido pela decisão de segunda instân-cia no prazo de 30 dias da ciência, é enviado novo aviso de cobrança amigável com prazo de mais trinta dias, findos os quais é o crédito inscrito na Dívida Ativa.
d) Qualquer que seja a motivação do pedido de restituição, se for autorizada restituição de valor superior a R$500,00, a autoridade é obrigada a recorrer de ofício.
e) O prazo para apresentação de defesa do auto de infração é de trinta dias, prorrogáveis no máximo por mais quinze, a juízo da autoridade administrativa.
09- Assinale as proposições abaixo com F para falsa ou V para verdadeira e, a seguir, indique a opção que contém a seqüência correta.
( ) A parte interessada pode ser intimada dos atos processuais por meio de comunicação escrita, com prova de recebimento.
( ) A autoridade julgadora fiscal, na declaração de nulidade, deve declarar quais os atos alcançados e determinar as providências necessárias ao prosseguimento do processo.
( ) O início do procedimento fiscal de ofício exclui a espontaneidade do sujeito passivo da obrigação tributária.

a) V, V, F
b) F, F, V
c) V, F, F
d) V, V, V
e) F, V, F
10- Em 10/04/XX, a empresa Bragança & Bragança foi intimada de início de procedimento fiscal de ofício, mediante ciência na pessoa de seu preposto, José de Abreu. Em 13/04/XX a empresa formulou consulta sobre interpretação de dispositivos da legislação tributária relacionados com a mesma matéria objeto da ação fiscal. A consulta foi subscrita por Alberto Bragança, sócio e representante legal da empresa. Em 10/06/XX foi lavrado auto de infração, tendo a ciência da intimação sido feita na pessoa do preposto, José de Abreu. No último dia do prazo legalmente previsto foi apresentada defesa subscrita por José de Abreu, na qualidade de mandatário. Nesse caso, pode-se dizer que:
a) a consulta formulada não produz efeito.
b) o auto de infração é nulo, porque a empresa estava amparada por consulta.
c) a defesa apresentada deverá ser devolvida, dando-se novo prazo ao contribuinte para formular a defesa por meio de seu represen-tante legal.
d) a intimação do auto de infração é nula, por-que só poderia ser feita na pessoa do repre-sentante legal da empresa.
e) a intimação do auto de infração é nula, mas poderá ser convalidada por ato de ofício da autoridade competente a que esteja subordi-nado o autuante.
11- Considerando o que dispõe o Código Tributário do Município de Natal, assinale a proposição ver-dadeira.
a) Qualquer incorreção ou omissão no auto de infração acarreta sua nulidade.
b) Os atos e termos processuais devem ser lavrados em livro fiscal do contribuinte, sob pena de nulidade.
c) Quando o sujeito passivo, juntamente com a defesa apresentada contra auto de infração, solicitar perícia, compete ao fiscal autuante decidir sobre a solicitação.
d) A restituição de tributo indevidamente pago sujeita-se à atualização monetária calculada a partir da data em que ocorreu o pagamento indevido.
e) Oferecida, pelo contribuinte, antes da data do vencimento da primeira parcela do tributo, reclamação contra lançamento, fica a exigibi-lidade do crédito tributário suspensa até a decisão final.
12- Entre as indicações abaixo, assinale a que não está prevista no Código Tributário do Município de Natal como requisito que o auto de infração deve conter.
a) Referência aos dispositivos legais infringidos.
b) Inscrição municipal correspondente e inscri-ção no Ministério da Fazenda.
c) Nome e endereço do representante legal do sujeito passivo.
d) Local, data e hora da lavratura.
e) Penalidade aplicável.
13- Identifique qual dos atos abaixo caracteriza o início ao procedimento fiscal de ofício, para o fim de excluir a espontaneidade do sujeito passivo, nos termos do Código Tributário do Município de Natal.
a) A reclamação contra lançamento.
b) A defesa, nos casos de exigência formaliza-da por auto de infração.
c) A protocolização de consulta sobre interpre-tação da legislação tributária.
d) O indeferimento, pela administração tributária, de pedido de restituição de tributo.
e) A intimação escrita para apresentar livros fis-cais ou contábeis.

14- A empresa ZETA, prestadora de serviços, consti-tuiu-se e inscreveu-se no Cadastro Mobiliário de Contribuintes no dia 20 de maio de 2001. Em 10 de setembro desse mesmo ano compareceu em seu estabelecimento funcionário fiscal que lavrou termo, no livro próprio, intimando a empresa a a-presentar determinados livros e documentos. A-tendida imediatamente a solicitação, após exame dos elementos apresentados, concluiu o funcionário fiscal que a empresa estava irregular no cumprimento de três obrigações acessórias, bem como atrasada no recolhimento de tributos relativos a operações regularmente escrituradas. Considerando os fatos descritos, é correto afirmar que:
a) o funcionário fiscal deverá, sob pena de responsabilidade, lavrar imediatamente um único auto de infração para exigência dos tributos atrasados e aplicação das multas pelo descumprimento das obrigações acessórias.
b) se a empresa, até 10 de outubro, recolher espontaneamente os tributos que estão atra-sados sem acréscimo da penalidade, será lavrado auto de infração para exigir a multa por infração.
c) o funcionário fiscal deverá encerrar o proce-dimento de fiscalização lavrando quatro autos de infração, sendo um referente ao atraso no recolhimento dos tributos e os demais referentes ao descumprimento de cada uma das obrigações acessórias.
d) em que pesem as irregularidades encontra-das, não pode ser lavrado auto de infração.
e) o funcionário fiscal deverá encerrar o proce-dimento de fiscalização lavrando dois autos de infração, sendo um referente ao atraso no recolhimento dos tributos e o outro referente ao descumprimento das obrigações acessó-rias.





15- Indique a opção que contém uma proposição cor-reta.
a) Se, após a intimação do sujeito passivo, a denúncia contida no procedimento fiscal for alterada, de ofício, deve ser concedido prazo de mais quinze dias para o sujeito passivo aditar a defesa.
b) A constatação da revelia do autuado, no processo administrativo fiscal, importa no reconhecimento da obrigação tributária.
c) Na primeira fiscalização efetuada junto a empresa prestadora de serviços que iniciou suas atividades sem estar regularmente ins-crita não será lavrado auto de infração, con-cedendo-se prazo para que seja regularizada a inscrição.
d) Nos casos de reclamação contra lançamento, se o órgão responsável pelo ato não a con-testar no prazo de dez dias a contar da data do recebimento do processo, considera-se procedente a reclamação.
e) Se o recurso de ofício interposto contra deci-são de primeira instância não for apreciado no prazo de trinta dias, a decisão torna-se definitiva na instância administrativa.
16- De acordo com as normas previstas no Código Tributário do Município de Natal para o Processo Administrativo Fiscal, em relação à perícia, é cor-reto dizer que:
a) seu indeferimento implica nulidade da decisão por cerceamento de defesa.
b) as despesas dela decorrentes são sempre custeadas pelo autuado.
c) pode ser solicitada pelo autuado juntamente com a defesa ou no prazo de 10 dias após a apresentação da contestação pelo autuante.
d) o perito é designado pela autoridade compe-tente, sendo facultado às partes apresentar assistente.
e) de seu indeferimento cabe pedido de reconsi-deração, dirigido ao julgador administrativo.




17- Assinale, entre as opções abaixo, a que não ca-racteriza motivo de ineficácia da consulta sobre interpretação e aplicação da legislação tributária.
a) Quando o fato estiver definido em disposição literal de lei.
b) Quando não descrever completa e exata-mente a hipótese a que se referir, sendo a inexatidão escusável, no entendimento da autoridade julgadora.
c) Quando o fato for definido como crime.
d) Quando o fato for definido como contraven-ção penal.
e) Quando o fato estiver disciplinado em ato normativo publicado antes de sua apresenta-ção.
18- Tributação & Contabilidade, sociedade prestado-ra de serviços de assessoria tributária e de conta-bilidade, para fins de orientar vários clientes seus, formulou consulta à Secretaria Municipal de Fazenda que versava sobre: a) critérios para fixação da base de cálculo do IPTU; b) hipóteses em que deve ser atualizada a inscrição dos imóveis no Cadastro Imobiliário de Contribuintes; c) fato gerador do ITVI; d) isenção do ITVI; e) incidência do ISS; responsabilidade tributária no ISS. A consulta foi protocolizada em 10 de setembro de 2001.
Diante desses fatos, é correto afirmar que:

a) enquanto não julgada definitivamente a con-sulta, a sociedade Tributação & Contabilidade não pode sofrer qualquer ação fiscal que tenha por objeto fato relacionado à base de cálculo do IPTU, Cadastro Imobiliário de Con-tribuintes, fato gerador e isenção de ITVI, incidência e responsabilidade tributária do ISS.
b) a consulta deve ser respondida pelo órgão competente no prazo de 30 dias, abrangendo todas as questões formuladas, sob pena de cerceamento de defesa.
c) a decisão será proferida pelo Departamento de Instrução e Julgamento Administrativo, o qual recorrerá de ofício para o Tribunal Admi-nistrativo de Tributos Municipais.
d) a consulta formulada não produz efeito.
e) uma vez que a consulta abrange três tributos distintos, o prazo para sua solução é de 90 dias.

19- Contra o contribuinte GAMA foi lavrado auto de infração com exigência de obrigação tributária no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais). Ao julgar a defesa apresentada pelo contribuinte, o julgador de primeira instância manteve a exigência no va-lor R$ 500,00 (quinhentos reais), desobrigando o sujeito passivo do pagamento de R$ 1.500,00 (um mil e quinhentos reais). O sujeito passivo to-mou ciência da decisão em 03 de setembro de 2001, segunda-feira. Diante dessa situação, é correto afirmar que:
a) ainda que GAMA não interponha recurso, o processo deverá, necessariamente, ser julga-do em segunda instância.
b) se imediatamente após ciência da decisão de primeira instância GAMA pagar o crédito mantido (R$ 500,00), o processo deverá ser arquivado.
c) da decisão de primeira instância cabem re-cursos, voluntário e de ofício, os quais podem ser interpostos no prazo de 30 dias contados da ciência.
d) compete ao Secretário Municipal de Finanças apreciar os recursos porventura interpostos.
e) havendo recurso voluntário, deve o mesmo ser julgado em 30 (trinta) dias.
20- Nos processos administrativos fiscais relativos a autos de infração para os quais foi apresentada defesa tempestiva, é definitiva, na instância admi-nistrativa, a decisão de primeira instância que
a) manteve integralmente a exigência, decorridos 10 dias da data da ciência pelo sujeito passivo.
b) desobrigou o sujeito passivo do cumprimento de obrigação tributária no valor de R$1.500,00 (um mil e quinhentos reais).
c) excluiu um dos autuados da ação fiscal.
d) desobrigou o sujeito passivo de parcela do crédito no valor de R$400,00 (quatrocentos reais), mantendo a exigência quanto à parcela de R$100,00 (cem reais), decorridos 16 dias da data da ciência da decisão.
e) julgou totalmente improcedente a exigência, cujo valor total era de R$400,00 (quatrocentos reais).


INFORMÁTICA
21- A potência de um sinal cai com a distância percorrida em qualquer meio físico. Essa queda que se dá devido às perdas de energia por calor e por radiação é denominada:
a) atenuação
b) ecos
c) ruído
d) croostalk
e) distorção
22- A forma mais simples de redundância para detec-ção de erros na qual um bit é inserido ao final de cada caractere de um quadro, de forma que todos os caracteres tenham um número par ou ímpar de bits com valor um é
a) o FCS
b) a paridade
c) o CRC-32
d) o CRC-0/1
e) o CRC-16
23- O esquema de gerenciamento de nomes, hierár-quico e distribuído, que define a sintaxe dos no-mes na Internet é o
a) FTP
b) DNS
c) WWW
d) IP
e) TCP
24- O protocolo usado no sistema de correio eletrôni-co na arquitetura Internet TCP/IP é o
a) FTP
b) WWW
c) SMTP
d) TCP
e) UDP



25- O equipamento responsável por oferecer os ser-viços de armazenamento de informações e de compartilhamento de disco aos clientes em uma LAN é o servidor de
a) comunicações
b) arquivos
c) impressão
d) gerenciamento
e) DNS
26- O mecanismo utilizado para garantir que o acesso a um recurso é limitado aos usuários devidamente autorizados é o de
a) controle de roteamento
b) registro de eventos
c) detecção e informe de eventos
d) controle de acessos
e) rótulos de segurança
27- Os tipos de sinais gerados para transmissão po-dem ser classificados como
a) binário e hexadecimal
b) analógico e digital
c) paridade ímpar e paridade par
d) dados e aplicativos
e) informação e dados
28- Considerando a transmissão de sinais digitais em banda básica, a forma de transmissão na qual busca-se garantir a existência de uma referência única de tempo para transmissor e receptor é a
a) assíncrona
b) binária
c) delimitada por bits especiais denominados bit de start e bit de stop
d) multiplexação por divisão do tempo estatístico também conhecido por STDM
e) síncrona



29- Analise as seguintes afirmações relativas a com-ponentes e meios de transmissão:
I. a escolha do caminho do nó de origem ao nó de destino, por onde uma mensagem deve transitar, é comumente chamada de rotea-mento;
II. uma solução que pode ser utilizada para aumentar a taxa efetiva de transmissão de cada estação em uma LAN é segmentar a rede com uma ponte (bridges) ou com comu-tadores (switches);
III. os roteadores não podem ser utilizados para conectar LANs com WANs;
IV. na tecnologia 10BASE-T a distância máxima entre uma estação e o HUB deve ser de 1.024 metros.

Indique a opção que contenha todas as afirma-ções verdadeiras.

a) I e II
b) II e III
c) III e IV
d) I e III
e) II e IV
30- Analise as seguintes afirmações relativas à segu-rança de redes.
I. As ameaças podem ser classificadas como acidentais ou intencionais, podendo ser ativas ou passivas.
II. O Cavalo de Tróia não pode ser caracterizado como um ataque.
III. Um ataque é uma ameaça intencional concre-tizada.
IV. O mecanismo de assinatura digital envolve apenas um procedimento: verificação da assinatura em uma unidade de dados.

Indique a opção que contenha todas as afirma-ções verdadeiras.

a) I e II
b) II e III
c) III e IV
d) I e III
e) II e IV

31- Um recurso muito utilizado para aumentar a segu-rança de redes ligadas à Internet é o
a) UDP
b) Telnet
c) gateway
d) roteamento
e) firewall
32- Analise as seguintes afirmações relativas a tipos de transmissão:
I. a sinalização em banda larga utiliza multiple-xação em amplitude;
II. a multiplexação por divisão do tempo (TDM) deve ser classificada apenas como síncrona;
III. a sinalização em banda básica vem sendo adotada nos projetos de redes por não ne-cessitar de modems e por possibilitar a transmissão em alta velocidade;
IV. na sinalização em banda básica o sinal é simplesmente colocado na rede sem se usar qualquer tipo de modulação.

Indique a opção que contenha todas as afirma-ções verdadeiras.

a) I e II
b) II e III
c) III e IV
d) I e III
e) II e IV
33- A forma de multiplexação na qual a capacidade do meio de transmissão, na maioria dos casos, excede a taxa média de geração de bits das esta-ções conectadas ao meio físico é denominada multiplexação por
a) amplitude
b) fase
c) byte
d) divisão do tempo (TDM)
e) pulso (PCM)



34- Analise as seguintes afirmações relativas a meios físicos de transmissão:
I. a maioria dos sistemas com transmissão em banda básica utiliza o cabo coaxial com im-pedância característica de 75 ohms;
II. as topologias em estrela e em anel adotam ligações ponto a ponto;
III. a transmissão em fibra ótica é realizada pelo envio de um sinal de luz codificado dentro do domínio de freqüência do infravermelho;
IV. fibras óticas são utilizadas apenas em liga-ções multiponto.

Indique a opção que contenha todas as afirma-ções verdadeiras.
a) I e II
b) II e III
c) III e IV
d) I e III
e) II e IV
35- Analise as seguintes afirmações relativas a rotea-dores e roteamento:
I. no encaminhamento por rota fixa, a rota é escolhida de acordo com a carga na rede;
II. no modo de roteamento centralizado existe, em algum lugar na rede, um Centro de Con-trole de Roteamento (CCR) responsável pelo cálculo das tabelas de rotas;
III. no encaminhamento adaptativo as tabelas só podem ser atualizadas quando ocorre uma falha no meio de transmissão;
IV. no modo de roteamento distribuído cada nó envia periodicamente aos outros nós, incluin-do os gateways, informações locais sobre a carga na rede. Essas informações são utiliza-das para o cálculo da nova tabela de rotea-mento.

Indique a opção que contenha todas as afirma-ções verdadeiras.

a) I e II
b) II e III
c) III e IV
d) I e III
e) II e IV

36- Considerando os tipos de erros que ocorrem em redes Ethernet, aquele que apresenta um quadro com menos de 64 octetos depois do preâmbulo é a(o)
a) colisão tardia
b) Jabber
c) colisão remota
d) quadro curto
e) erro de Frame Check Sequence (FCS)
37- O mecanismo que permite a realização de audito-rias de segurança é o(a)
a) controle de roteamento
b) enchimento de tráfego
c) autenticação
d) registro de eventos
e) integridade de dados
38- Para tomar decisões de controle de acesso em um firewall os filtros de pacotes utilizam, além dos endereços IP de origem e de destino, as portas
a) UDP e TCP
b) FTP e IP
c) IP e SMTP
d) SMTP e DNS
e) DNS e FTP
39- O serviço de segurança do modelo OSI que, quando oferecido pela camada N, fornece à ca-mada N+1 uma comprovação da identidade da o-rigem de uma unidade de dados, é o serviço de
a) integridade de dados
b) controle de acesso
c) confidencialidade de dados
d) autenticação de parceiros
e) autenticação da origem de uma unidade de dados



40- Na Programação Orientada a Objetos, quem defi-ne os serviços que podem ser solicitados a um objeto são as(os)
a) visibilidades
b) atributos
c) métodos
d) testes
e) construtores
41- Analise as seguintes afirmações relativas a fun-damentos de engenharia de software:
I. a Classificação dos requisitos determina as prioridades relativas dos requisitos e avalia a estabilidade e a complexidade de realização;
II. a Revisão dos requisitos determina se todos eles satisfazem os critérios de qualidade e se as Especificações dos Requisitos do Software estão claras e bem entendidas por todas as partes interessadas;
III. a Especificação dos Requisitos nunca pode ser rastreável;
IV. na Especificação dos Requisitos, nem todo requisito presente é um requisito a ser cons-truído.

Indique a opção que contenha todas as afirma-ções verdadeiras.

a) I e II
b) II e III
c) III e IV
d) I e III
e) II e IV
42- Nas etapas de desenvolvimento de um software, um dos tipos de mudanças que são encontradas durante a fase de manutenção é a
a) codificação
b) adaptação
c) análise do sistema
d) realização de testes do software
e) análise de requisitos


43- Um aplicativo que monitora, analisa e controla eventos por meio de sensores é chamado de software
a) comercial
b) básico
c) de tempo real
d) embutido
e) de inteligência artificial
44- Em uma das fases do desenvolvimento de um software, o projeto deve ser traduzido numa forma legível para uma máquina, caracterizando a etapa de
a) testes
b) manutenção
c) análise de requisitos
d) codificação
e) coleta dos requisitos
45- Entre as medidas diretas do processo de enge-nharia de software, incluem-se
a) custo e esforço aplicados
b) funcionalidade e eficiência
c) qualidade e confiabilidade
d) complexidade e qualidade
e) eficiência e confiabilidade
46- A métrica que oferece uma indicação de quão estreitamente o software conforma-se às exigên-cias implícitas e explícitas do cliente é a
a) da produtividade
b) técnica
c) orientada às pessoas
d) orientada ao tamanho
e) da qualidade
47- Uma das fases do ciclo de vida de um sistema é a
a) comercialização
b) reengenharia
c) produção
d) pesquisa de mercado
e) métrica

48- Considerando-se as fases do ciclo de vida de um sistema, aquela em que o produto mostra sinais de exaustão é o(a)
a) declínio ou descarte
b) introdução
c) maturidade
d) crescimento exponencial
e) engenharia do software
49- Considerando-se o desenvolvimento de sistemas, um dos serviços prestados ao cliente é a(o)
a) engenharia do sistema
b) produção
c) retirada e descarte
d) manutenção corretiva
e) projeto de pesquisa tecnológica
50- Uma das etapas que deve ser considerada para a estimativa de custo de um sistema é a de:
a) missão do sistema
b) confiabilidade do sistema
c) limites do sistema
d) desempenho do sistema
e) pesquisa e desenvolvimento do sistema
51- Na Programação Orientada a Objetos, os atribu-tos podem ser
a) de instância ou de classes
b) apenas de classes
c) apenas de instâncias
d) apenas de métodos
e) apenas de objetos
52- Na Programação Orientada a Objetos, quem de-fine os serviços que podem ser solicitados a uma instância, isto é, define o comportamento dinâmi-co de uma instância, é o(a)
a) atributo
b) objeto
c) ator
d) método
e) visibilidade

53- Na Programação Orientada a Objetos, quando uma classe é instanciada, pode ser necessário a-tribuir valores iniciais aos atributos ou executar um determinado procedimento. Isto é possível com a utilização de
a) um método construtor
b) atributos públicos
c) atributos privados
d) encapsulamento
e) visibilidade
54- Analise as seguintes afirmações relativas à Pro-gramação Orientada a Objetos:
I. quando os objetos são criados, os valores dos atributos de instâncias sempre serão iguais e serão mantidos à medida que o pro-grama for executado, mesmo que diferentes ações sejam solicitadas a estes objetos;
II. em uma aplicação, deve existir apenas uma instância de uma mesma classe;
III. enquanto os atributos definem o que um objeto armazena, os métodos definem os serviços que podem ser solicitados a um objeto;
IV. os objetos são instâncias de classes.

Indique a opção que contenha todas as afirma-ções verdadeiras.

a) I e II
b) II e III
c) III e IV
d) I e III
e) II e IV
55- Uma “seqüência lógica de ações e de decisões que transforma uma necessidade operacional em uma descrição de parâmetros de desempenho e em uma configuração preferencial de um sistema” identifica o
a) processo de reengenharia de sistemas
b) processo de engenharia de sistemas
c) processo de descarte do sistema
d) processo de manutenção do sistema
e) ciclo de vida do sistema

56- Considerando a Especificação dos Requisitos de um software, a característica da qualidade que permite a fácil determinação dos antecedentes e conseqüências de todos os requisitos é a
a) consistência
b) correção
c) precisão
d) manutenção corretiva
e) rastreabilidade
57- Na Análise Orientada a Objetos, as entidades do domínio do problema são representadas por
a) atributos
b) objetos
c) procedimentos
d) operações
e) mensagens
58- Na Análise Orientada a Objetos, objetos similares devem ser agrupados em
a) atributos
b) mensagens
c) classes
d) operações
e) interações
59- Na fase de testes, aquele responsável por verifi-car as interfaces entre as partes de uma arquite-tura de um produto é o teste
a) de unidade
b) de aceitação
c) de validação
d) de integração
e) funcional
60- Na Análise Orientada a Objetos, as funções que não pertencem naturalmente a nenhuma das classes de entidade são realizadas
a) pelos atributos
b) pelos objetos
c) pelas classes de controle
d) pelas classes de fronteira
e) pelos pacotes lógicos